Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2012

VÍDEO DO GRUPO 4

ATIVIDADE - GRUPO 4 ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS SEMEC-SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES UNIDADE IV- Prática Pedagógica e Mídias Digitais TRABALHO FINAL PRODUÇÃO DE UM VÍDEO PELA TURMA OBJETIVO: Realizar um demonstrativo de situações reais que demonstrem o desenvolvimento e as habilidades adquiridas pelos cursistas ao longo do curso Proinfo Integrado, por meio da gravação de um vídeo. GRAVAÇÂO DE DEPOIMENTOS REVISÃO DE CONTEÚDOS NA FALA DOS PARTICIPANTES DA FILMAGEM GRUPO 04 Edna Regina da Silva Idália Maria de Oliveira Araújo Inácia Vitória dos Santos Maria Gorete da silva Necilda Maria da Rocha Nivânia Félix dos Santos Queccia Bezerra de Araújo Paula Francinete B. P. de Araújo Olá a todos os colegas! O nosso vídeo já está disponível para quem quiser assisti-lo no seguinte endereço: http://youtu.be/6aKrGi1UGXE Aprecie-o e divirta-se, um abraço a todos e até o próximo encontro!

PLANO DE AULA

Curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC Plano de Aula Escola: Creche Municipal Tia Coely Data: 17/04/2012 Público Alvo: Jardim I Duração das atividades:1:20 min Professor (a) Cursista: Inácia Vitória dos santos Tema da Aula: Cinderela nos dias modernos Duração da Atividade: 60 min O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA Objetivos: • Ouvir histórias lidas e ou contadas pelo professor, de forma interativa, interpretando-as; • Ampliar o vocabulário; • Assistir ao vídeo Cinderela dos tempos modernos, versão moderna do conto clássico de cinderela; • Estabelecer comparações entre a estória contada e a assistida. Conteúdos: 1. Linguagem Oral e escrita; 2. Música; 3. Artes. Metodologia: • Conversa informal com as crianças, levantamento prévio; • Contação da estória por meio de livro; • Exibição do vídeo Cinderela; • Conversa final com as crianças para que, estas pudessem relatar as diferenças e/ou semelhanças existentes entre a estória contada e a assistida. Rec...

ATIVIDADE 3.2- PLANO DE AULA

Enviada em Dec 8 2012 05:38:11:000PM   Curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC Plano de Aula Escola: Creche Municipal Tia Coely Data: 17/04/2012 Público Alvo: Jardim I Duração das atividades:1:20 min Professor (a) Cursista: Inácia Vitória dos santos Tema da Aula: Cinderela nos dias modernos Duração da Atividade: 60 min O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA Objetivos: • Ouvir histórias lidas e ou contadas pelo professor, de forma interativa, interpretando-as; • Ampliar o vocabulário; • Assistir ao vídeo Cinderela dos tempos modernos, versão moderna do conto clássico de cinderela; • Estabelecer comparações entre a estória contada e a assistida. Conteúdos: 1. Linguagem Oral e escrita; 2. Música; 3. Artes. Metodologia: • Conversa informal com as crianças, levantamento prévio; • Contação da estória por meio de livro; • Exibição do vídeo Cinderela; • Conversa final com as crianças para que, estas pudessem relatar as diferenças e/ou semelhanças existe...

ATIVIDADE 3.6- PLANO DE AULA ANÁLISE REFLEXIVA

Enviada em Dec 8 2012 05:30:02:000PM   Plano de Aula Escola: Creche Municipal Tia Coely Data: 17/04/2012 Público Alvo: Crianças do Jardim II Duração das atividades: 50 min Professor(a) Cursista: Idália Maria de Oliveira Araújo Tema da Aula: Brincando com poesia Duração da Atividade: 50 min. O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA Objetivos:  Entrar em contato com as características do texto poético (musicalidade, ritmo, diagramação).  Interagir significativamente com os colegas na atividade de leitura.  Escutar poemas lidos, apreciando a leitura feita pela educadora.  Valorizar a leitura enquanto fonte de prazer. Conteúdos:  Características e recursos do texto poético.  Escrita de texto poético Metodologia:  Solicitar anteriormente que as crianças pesquisem via internet poesias infantis, trazendo-as para a sala de aula;  Realizar a leitura de algumas poesias trazidas pelas crianças, escolhendo uma preferida pela maioria das mesmas.  Escrita coletiva da poesia seleci...

TRABALHO FINAL

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS SEMEC-SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES UNIDADE IV- Prática Pedagógica e Mídias Digitais                                                        TRABALHO FINAL                                     PRODUÇÃO DE UM VÍDEO PELA TURMA    OBJETIVO: Realizar um demonstrativo de situações reais que demonstrem o desenvolvimento e as habilidades adquiridas pelos cursistas ao longo do curso Proinfo Integrado, por meio da gravação de um vídeo. G...

ATIVIDADE 3.1- CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA - PARTE I

Enviada em Nov 4 2012 06:01:14:000PM   ATIVIDADE 3.1- CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA- PARTE I Conforme a entrevista de Demo acredita que, ao inserirmos o computador ou até mesmo a internet no contexto escolar conseguiremos perceber o quanto mudará a prática docente, visto que, estes se constituem como ferramentas atrativas aos discentes, tornando o ensino aprendizagem até mais significativo, de modo que, poderão ocorrer mudanças bem positivas, tanto no modo de ensinar quanto no de aprender. No entanto, será necessário que o educador tome alguns cuidados com os alunos, por exemplo, observando sempre os conteúdos que estes poderão acessar, para não correr o risco de haver uma dispersão ou até mesmo, o acesso a conteúdos ilícitos a faixa etária, pois, na rede tem de tudo e as crianças são muito curiosas. Por, isso, é importante que nós professores tenhamos uma relação bem aberta com os nossos alunos, cultivando o diálogo no cenário escolar para que os mesmos sintam-se a vontade para o...

Convite a participar aos colegas para participar do blog

Enviada em Sep 20 2012 01:18:29:000AM Caras colegas, bom dia! Visitem o meu blog e conheça a matéria como: MUDAR A MANEIRA DE ENSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS é muito interessante, o autor da mesma chama-se José Manoel Moran. Um abraço! Não deixem de apreciar esta matéria, pois, é muito rica e excepcional! Inácia vitória.

COMENTÁRIO SOBRE A PESQUISA DE HIPERTEXTO

Enviada em Sep 19 2012 11:28:13:000PM Olá colegas cursistas! Pesquisei o tema hipertexto e achei muito interessante, pois, o mesmo não apresenta uma linearidade textual, ou seja, não tem ponto fixo de entrada e saída, não segue uma categoria pré- determinada, sendo este, continuamente expansível e literalmente sem limite. O termo foi criado pelo escritor e filósofo Ted Nelson- em 1965. As primeiras manifestações hipertextos ocorrem nos séculos XVI e XVII, nos manuscritos. Outro fator, que achei relevante quanto ao tema, foi a sua utilização na sala de aula, pois, conforme a pesquisa, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e por meio de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto pode nos levar a essa intenção. Durante a pesquisa, encontrei vários links que tratam do tema e de sua importância no ambiente educacional, dada a sua significativa contribuição para o processo ensino aprendizagem.

ATIVIDADE 2.2- EXPERIÊNCIA DE NAVEGAR LIVREMENTE

Enviada em Sep 20 2012 12:34:11:000AM ATIVIDADE 2.2. EXPERIÊNCIA DE NAVEGAR LIVREMENTE. Para mim, navegar livremente foi uma aventura, adorei a experiência e confesso que, aprendi bastante sobre o tema hipertexto, inclusive, há vários links que tratam do tema. Até, então, não conhecia e não tinha um conhecimento mais apurado do que fosse o assunto. Achei muito interessante a´pesquisa, pois, a mesma foi de grande valia para meus conhecimentos.

ATIVIDADE 2.3 NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO

Enviada em Sep 20 2012 12:37:00:000AM ATIVIDADE 2.3: NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO. Inácia Vitória dos Santos. Cursista do e proinfo. “Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlink, ou simplesmente links.” Em hipertexto os comentários dos leitores podem ser incorporados ao texto original, como links, de modo que, em última instância, é de imaginar a possibilidade que haja apenas um hipertexto que abranja todas as informações e todo o conhecimento da humanidade. Nosso uso de enciclopédias em formato hipertexto é um bom exemplo inicial do que é essa modalidade de texto. ” Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau ...

ATIVIDADE 2.4-COMENTÁRIO DA ATIVIDADE DE OZIDETE

nviada em Sep 20 2012 12:48:26:000AM Ozidete Santana Leite Sep 12 2012 05:36:33:000PM AO NAVEGAR FAZENDO A PESQUISA  DO QUE É HIPERTEXTO ,ABRINDO GOOGLE APARECEU  MUITAS LISTAS ENORME DE LINKS ,ISTO NOS MOSTRA A IMPORTÂNCIA  DE NAVEGAR NA INTERNET.O ASSUNTO O HIPERTEXTO PODE CONTRIBUIR DE MANEIRA SATISFATÓRIA NO CONTEXTO ESCOLAR  ,POIS SEJA PESQUISANDO NOS LIVROS OU NA AGILIDADE DA INTERNET ,ELE PODE INCERTIVAR TANTO O PROFESSOR QUANTO O ALUNO Á LEITURA  E À PRODUÇÃO INDIVIDUAL .TAMBÉM TRAZ COMO VANTAGEM PARA EDUCAÇÃO  ACONTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COMPARTILHADO ;UM IMPORTANTE RECURSO ,PARA ORGANIZAR MATETIAL DE DIFERENTES DISCIPLINA.  OZIDETE ATIVIDADE 2.4. CONCEITUANDO HIPERTEXTO COLETIVAMENTE. Olá Ozidete! Estive lendo sua colocações em relação ao tema hipertexto e concordo com você, no tocante, a relevância do mesmo no contexto educacional , pois, como você mesma expôs, este, pode contribuir consideravelmente para a construção do conhecimen...

Fotos do Proinfo e do são joão

ATIVIDADE 4.5- RELATOS TRABALHO INDIVIDUAL

Inacia Vitória dos Santos Enviada em Dec 6 2012 05:16:00:000PM ATIVIDADE 4.5- RELATOS TRABALHO INDIVIDUAL Olá colegas cursistas e nossa tutora Paula! Estamos mais uma vez no mesmo percurso, ao fim de mais uma etapa do curso, todos na ansiedade de concluir as tarefas propostas e entrarmos logo de férias! Quanto ao curso, este foi e é de grande relevância para o nosso aprendizado, pois, construímos significativos conhecimentos ao longo deste. O trabalho final foi bastante legal e aprendemos muitíssimo. As impressões foram as melhores possíveis. Feliz natal a todos e um próspero ano novo.

ATIVIDADE 4.6-CONSIDERAÇÕES FINAIS

Inacia Vitória dos Santos Enviada em Dec 4 2012 05:14:46:000PM ATIVIDADE 4.6- CONSIDERAÇÕES FINAIS Olá a todos os colegas cursistas e a nossa querida professora Paula que, com a sua paciência e humildade nos auxiliou bastante neste percurso estudantil, compartilhando os seus conhecimentos conosco. Quero confidenciar com com vocês que, antes deste curso e proinfo não sabia praticamente nada, contudo, depois deste já faço muita coisa que é necessário na minha profissão. Posso dizer com muita firmeza que este curso veio me acrescentar bastante. Feliz natal a todos e um ano repleto de paz, saúde e amor.

ATIVIDADE 4.4- NA TELINHA

Inacia Vitória dos Santos Enviada em Dec 4 2012 05:02:30:000PM ATIVIDADE 4.4- NA TELINHA Após a leitura do texto de Graziela Giusti Pachane pude perceber o quão relevante é o uso das tecnologias na educação, uma vez que, estas são necessárias no nosso cotidiano, tendo em vista as mudanças tecnológicas que estão constantemente ocorrendo em nosso entorno. Por isso, torna-se imprescindível que nós profissionais da educação estejamos sempre engajados no aprendizado, pois, as mídias estão em nosso meio, sendo impossível ignorá-las.

ATIVIDADE 4.3- PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL

Inacia Vitória dos Santos Enviada em Nov 27 2012 07:30:43:000PM ATIVIDADE 4.3- PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR Boa noite a todos, estou mais uma vez aqui para compartilhar com vocês o vídeo que assisti no portal do professor. Neste ambiente o professor desde o da de educação infantil até ouniversitário tem a oportunidade de pesquisar sugestões de aulas e, segundo o vídeo o mesmo tem mais de 16 mil conteúdos a disposição de todos os professores que deseje utilizar desde a sua capacitação até o enriquecimento de suas aulas.

ATIVIDADE 4.2- TECNOLOGIAS DIGITAIS

Inacia Vitória dos Santos Enviada em Nov 27 2012 07:18:08:000PM ATIVIDADE 4.2- TECNOLOGIAS DIGITAIS Olá colegas cursistas! Assisti ao vídeo http://www.youtube.com/watch?v=0S0xlbYcis0 pág 175-1 Vídeo do artista Japonês Takagi Masakatsu e achei muito criativo as tecnologias utilizadas para a sua elaboração.Neste surge várias imagens de crianças bem distorcidas, criação do artista citado. Muito legal mesmo!

ATIVIDADE 4.1- QUAL SEU SONHO DE EDUCAÇÃO 3.0/

Inacia Vitória dos Santos Enviada em Nov 13 2012 08:22:54:000PM ATIVIDADE 4.1- QUAL SEU SONHO DE EDUCAÇÃO 3.0? Na minha opinião, quando pensamos em sonho de educação não devemos ser utópicos,pois, tudo em educação ocorre, infelizmente, a longo prazo. É um longo processo e nós devemos sempre acreditar que, algo de bom pode acontecer e mudar um pouco a realidade vigente. O importante é nunca perdermos a esperança no futuro melhor e com mais oportunidades para todos nós.

ATIVIDADE FINAL DO CURSO

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS SEMEC-SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES UNIDADE IV- Prática Pedagógica e Mídias Digitais                                                        TRABALHO FINAL                                     PRODUÇÃO DE UM VÍDEO PELA TURMA    OBJETIVO: Realizar um demonstrativo de situações reais que demonstrem o desenvolvimento e as habilidades adquiridas pelos cursistas ao longo do curso Proinfo Integrado, por meio da gravação de um vídeo. G...

ATVIIDADE 4.3- PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR

Inacia Vitória dos Santos Enviada em Nov 27 2012 07:30:43:000PM ATIVIDADE 4.3- PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR Boa noite a todos, estou mais uma vez aqui para compartilhar com vocês o vídeo que assisti no portal do professor. Neste ambiente o professor desde o da de educação infantil até ouniversitário tem a oportunidade de pesquisar sugestões de aulas e, segundo o vídeo o mesmo tem mais de 16 mil conteúdos a disposição de todos os professores que deseje utilizar desde a sua capacitação até o enriquecimento de suas aulas.
Inacia Vitória dos Santos Enviada em Nov 27 2012 07:18:08:000PM ATIVIDADE 4.2- TECNOLOGIAS DIGITAIS Olá colegas cursistas! Assisti ao vídeo http://www.youtube.com/watch?v=0S0xlbYcis0 pág 175-1 Vídeo do artista Japonês Takagi Masakatsu e achei muito criativo as tecnologias utilizadas para a sua elaboração.Neste surge várias imagens de crianças bem distorcidas, criação do artista citado. Muito legal mesmo!
Inacia Vitória dos Santos Enviada em Nov 27 2012 07:30:43:000PM ATIVIDADE 4.3- PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR Boa noite a todos, estou mais uma vez aqui para compartilhar com vocês o vídeo que assisti no portal do professor. Neste ambiente o professor desde o da de educação infantil até ouniversitário tem a oportunidade de pesquisar sugestões de aulas e, segundo o vídeo o mesmo tem mais de 16 mil conteúdos a disposição de todos os professores que deseje utilizar desde a sua capacitação até o enriquecimento de suas aulas.

2.14. Vagueando pela Wikipédia e Wikicionário

Inacia Vitória dos Santos Enviada em Oct 18 2012 11:22:35:000PM Paula Francinete Brandão Pereira de Araújo Oct 18 2012 09:06:44:000PM ATIVIDADE 2.14 BROFFICCE é um pacote de aplicativos com criador de slides,planilhas. textos OWORD é um dos aplicativos de outros pacotes chamados OFFICE que possui criador de slides, planilhas ,etc O editor de texto do OFFICE é o word,eo do broficce é o writer, o word na minha opinião é muito melhor que writer. Paula, você se empolgou tanto com a pesquisa que enviou três mensagens, não foi? Mas, isso é bom, pois, significa que uma parcela significativa de cursantes está se envolvendo de verdade nas atividades e, isso com certeza, nos proporcionará grandes aprendizados, não é verdade? Inacia Vitória dos Santos Enviada em Oct 18 2012 11:15:47:000PM Boa noite a todos! Gostaria de compartilhar um pouco com vocês, a respeito da descoberta dos termos pesquisados: Wikipédia e Wikcionário. Bem, conforme a pesquisa realizada a Wikipédia é ...

2.14. Vagueando pela Wikipédia e Wikicionário

Inacia Vitória dos Santos Enviada em Oct 18 2012 11:28:11:000PM Inacia Vitória dos Santos Oct 18 2012 11:15:47:000PM Boa noite a todos! Gostaria de compartilhar um pouco com vocês, a respeito da descoberta dos termos pesquisados: Wikipédia e Wikcionário. Bem, conforme a pesquisa realizada a Wikipédia é uma enciclopédia que está a ser construída por milhares de colaboradores de todas as partes do mundo. Este é um site baseado no conceito de wiki wiki, o que significa que qualquer internauta, inclusive, um de nós podemos editar o conteúdo de quase todos os artigos acionando o link,” editar.” Já o wikicionário por sua vez, trata-se de um dicionário aberto, ou seja, livre e seu objetivo é descrever todas as palavras de todos os idiomas com definições e descrições em português, idioma falado em países como: Angola, brasil, Cabo Verde, guiné- Bissau entre outros que falam o português. Durante a pesquisa, fui clicando nos links disponíveis e estes, facilitaram a minha caminhada em bu...

2.11. Blog Diário de Aprendizagem na Rede

Inacia Vitória dos Santos Enviada em Oct 2 2012 08:27:27:000PM Atividade 2.8. Blog Diário de aprendizagem na rede. Boa noite queridos cursistas e nossa querida tutora Paula Edilma, aqui segue uma dica para quem pretende incrementar o blog: Não use um nome difícil para seu blog. Quanto mais fácil for o nome e o endereço, mas rapidamente as pessoas vão se lembrar. Simplifique o caminho até você.

ATIVIDADE 2.8- BLOG DIÁRIO DE APRENDIZAGEM.

nacia Vitória dos Santos Enviada em Oct 2 2012 08:27:27:000PM Atividade 2.8. Blog Diário de aprendizagem na rede. Boa noite queridos cursistas e nossa querida tutora Paula Edilma, aqui segue uma dica para quem pretende incrementar o blog: Não use um nome difícil para seu blog. Quanto mais fácil for o nome e o endereço, mas rapidamente as pessoas vão se lembrar. Simplifique o caminho até você.

ATIVIDADE 2.3 Conceituando Hipertexto.

Inacia Vitória dos Santos Enviada em Sep 20 2012 12:19:06:000AM ATIVIDADE 2.3: NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO. Inácia Vitória dos Santos. Cursista do e proinfo. “Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlink, ou simplesmente links.” Em hipertexto os comentários dos leitores podem ser incorporados ao texto original, como links, de modo que, em última instância, é de imaginar a possibilidade que haja apenas um hipertexto que abranja todas as informações e todo o conhecimento da humanidade. Nosso uso de enciclopédias em formato hipertexto é um bom exemplo inicial do que é essa modalidade de texto. ” Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças...

2.6.Portfólio digital

Inacia Vitória dos Santos Enviada em Sep 20 2012 01:18:29:000AM Caras colegas, bom dia! Visitem o meu blog e conheça a matéria como: MUDAR A MANEIRA DE ENSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS é muito interessante, o autor da mesma chama-se José Manoel Moran. Um abraço! Não deixem de apreciar esta matéria, pois, é muito rica e excepcional! Inácia vitória. Inacia Vitória dos Santos Enviada em Sep 20 2012 01:03:05:000AM ATIVIDADE 2.5. PORTFÓLIO DIGITAL Olá gente! O endereço do meu blog é http://inaciavitoria.blogspot.com.br/ visitem-o estou esperando por vocês! Só estou precisando aprender a incrementá-lo, ou seja, postar coisas interessantes e personalizá-lo, conto com a ajuda de vocês, certo? Um beijão para todos!

2.5 Conceituando Hipertexto.

Inacia Vitória dos Santos Enviada em Sep 20 2012 12:19:06:000AM ATIVIDADE 2.3: NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO. Inácia Vitória dos Santos. Cursista do e proinfo. “Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlink, ou simplesmente links.” Em hipertexto os comentários dos leitores podem ser incorporados ao texto original, como links, de modo que, em última instância, é de imaginar a possibilidade que haja apenas um hipertexto que abranja todas as informações e todo o conhecimento da humanidade. Nosso uso de enciclopédias em formato hipertexto é um bom exemplo inicial do que é essa modalidade de texto. ” Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças...

2.2.Experiência de Navegar Livremente 2.4 Conceituando Hipertexto Coletivamente

Inacia Vitória dos Santos Enviada em Oct 16 2012 09:47:44:000AM Idália Maria de Oliveira Araújo Oct 15 2012 05:16:14:000PM COMENTÁRIO É UMA FERRAMENTA QUE UTILIZA A INTERNET E SEU USO É SIMPLES E PRÁTICO. ESTIMULA AS ASPIRAÇÕES DO EDUCADOR EM RELAÇÃO AO APRENDIZADO DE SEUS ALUNOS, NO SENTIDO DE INSTIGAR QUE OS MESMOS TENHAM DESEJO DE BUSCAR SEMPRE NOVOS CONHECIMENTOS, POIS POR ,MEIO DESTA SISTEMÁTICA O CONHECIMENTO PODE SER SEMPRE ENRIQUECIDO. A webquest é uma estratégia metodológica que utiliza a pesquisa como recurso advindo da web.É também uma atividade didática para os ensinos médio, fundamental e superior para incluir nas as aulas a internet. COMENTÁRIO Conforme a pesquisa realizada entendi que, a webquest é um recurso muito interessante da mídia que, auxilia tanto o professor quanto o aluno. Seu objetivo é motivar o educando para a aprendizagem, constituindo-se numa ferramenta simples e prática. HIPERTEXTO È o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agreg...

ATIVIDADE 4.1- QUAL SEU SONHO DE EDUCAÇÃO 3.0?

Inacia Vitória dos Santos Enviada em Nov 13 2012 08:22:54:000PM ATIVIDADE 4.1- QUAL SEU SONHO DE EDUCAÇÃO 3.0? Na minha opinião, quando pensamos em sonho de educação não devemos ser utópicos,pois, tudo em educação ocorre, infelizmente, a longo prazo. É um longo processo e nós devemos sempre acreditar que, algo de bom pode acontecer e mudar um pouco a realidade vigente. O importante é nunca perdermos a esperança no futuro melhor e com mais oportunidades para todos nós.

ATIVIDADE 3.3-PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA.

CRECHE MUNICIPAL TIA COELY CURRAIS NOVOS, 13 DE NOVEMBRO DE 2012 ALUNA CURSISTA: INÁCIA VITÓRIA DOS SANTOS TURMA: JARDIM I SUGESTÂO DE PLANO DE AULA ASSUNTO: CONTOS DE FADAS Dados da Aula O que o aluno poderá aprender com esta aula §   Ouvir histórias lidas e ou contadas pelo professor, de forma interativa, interpretando-as. §   Ampliar o vocabulário. §   Identificar vários contos de fadas, através de imagens. §   Reconhecer as características próprias de cada história. §   Criar, oralmente e ou por escrito, histórias completas ou outros inícios, desdobramentos e finais para as histórias apresentadas pelo professor. §   Reconhecer quantidades. §   Realizar trabalhos artísticos (desenhos e apresentações teatrais) utilizando os conteúdos das histórias. Duração da atividade Aproximadamente 1 hora 20 minutos. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno Para a realização desta aula é necessário que, ...

ATIVIDADE 3.4- O CONSTRUCIONISMO E APEDAGOGIA DE PROJETOS

       ATIVIDADE 3.4- CURRÍCULO- O CONSTRUCIONISMO E A PEDAGOGIA PO PROJETO        O Grupo do qual participei com o tema: O construcionismo e a pedagogia de projeto , concluiu que, o construcionismo ao contrário do instrucionismo, propicia ao aluno um aprendizado mais significativo, pois, o mesmo ocorre por meio das interações que se estabelecem em um meio social, com as pessoas e com os instrumentos desse meio. Nessa abordagem pedagógica, o aluno seleciona e articula informações, tomando decisões, também trabalha em grupo e sua postura é bem dinâmica. Já o conceito de projeto, é uma construção própria do ser  humano que se  concretiza a partir de uma descrição inicial de um conjunto de atividades , cuja realização produz um movimento no  sentido de buscar, no futuro, uma  nova situação que responda a suas indagações ou caminhe no sentido de melhor compreendê-las.

ATIVIDADE 3.4- CONTEXTUALIZANDO CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS.

ATIVIDADE 3.4 - Contextualizando currículo, projetos e tecnologias:           Bem, no currículo de forma global, as disciplinas continuam organizadas podendo se integrar a conhecimentos de outras disciplinas. Com o uso de tecnologias, isto nos permite retomar a visão de reconhecimento em sua unicidade por meio de estabelecimento de ligações em redes que integram ideias, conceitos, experiências, padrões de distintas áreas e disciplinas. Já,  no trabalho com projetos e tecnologias , o aluno aprende a escrever textos no computador, inserir figuras, navegar na internet, a trazer novas informações, a trocar ideias com os colegas. E com o uso de tecnologias de informação e comunicação, estes modificam profundamente o modo de desenvolver atividades. Por isso, pode-se dizer que, a internet provocou mudanças, pois, os projetos de trabalho podem começar na aula continuar em outros lugares e tempos diferenciados . Portanto, podemos afirma...

3.1 “Contextualizando a mudança: da teoria à prática” - PARTE 1

Inacia Vitória dos Santos Enviada em Nov 4 2012 06:01:14:000PM   ATIVIDADE 3.1- CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA- PARTE I Conforme a entrevista de Demo acredita que, ao inserirmos o computador ou até mesmo a internet no contexto escolar conseguiremos perceber o quanto mudará a prática docente, visto que, estes se constituem como ferramentas atrativas aos discentes, tornando o ensino aprendizagem até mais significativo, de modo que, poderão ocorrer mudanças bem positivas, tanto no modo de ensinar quanto no de aprender. No entanto, será necessário que o educador tome alguns cuidados com os alunos, por exemplo, observando sempre os conteúdos que estes poderão acessar, para não correr o risco de haver uma dispersão ou até mesmo, o acesso a conteúdos ilícitos a faixa etária, pois, na rede tem de tudo e as crianças são muito curiosas. Por, isso, é importante que nós professores tenhamos uma relação bem aberta com os nossos alunos, cultivando o diálogo no cenário escolar para que os mesm...

3.2 “Contextualizando a mudança: da teoria à prática” PARTE II

Autor Mensagem Inacia Vitória dos Santos Enviada em Nov 13 2012 07:42:05:000PM   ATIVIDADE 3.2- CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA: DA TEORIA A PRÁTICA " PARTE II" POR MEIO DA LEITURA DO TEXTO DE DEMO, PUDE REFLETIR SOBRE MUITAS QUESTÕES RELATIVAS A EDUCAÇÃO E A NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA, POIS, CONFORME O AUTOR HÁ UMA NECESSIDADE DE ESTARMOS EM CONSTANTE MUDANÇA NO SENTIDO DE ACOMPANHARMOS AS TRANSFORMAÇÕES QUE, ESTÃO OCORRENDO AO NOSSO ENTORNO, DO CONTRÁRIO, ESTAREMOS FADADOS A MESMICE. CONCORDO COM ESTE, NESTE SENTIDO, POR ISSO, A ESCOLA DEVE SE ABRIR PARA ACOMPANHAR AS MUDANÇAS QUE ESTÃO OCORRENDO, ATÉ COMO FORMA DE ATRAIR O ALUNADO.

ATIVIDADE 3.5 DIÁRIO DE BORDO

Rumo Dos Ventos Paulinho da Viola Tom: A                  D7M                        E7/9 A toda hora rola uma história A7                    D7M Que é preciso estar atento                              G#m7/5- A todo instante rola um movimento     C#7/9-        Am7 Que muda o rumo dos ventos              D7/9       G7M Quem sabe remar não estranha              ...