CRECHE
MUNICIPAL TIA COELY
CURRAIS
NOVOS, 13 DE NOVEMBRO DE 2012
ALUNA CURSISTA: INÁCIA VITÓRIA DOS SANTOS
TURMA: JARDIM
I
SUGESTÂO DE PLANO DE
AULA
ASSUNTO: CONTOS DE FADAS
Dados da
Aula
O que o aluno poderá
aprender com esta aula
§ Ouvir
histórias lidas e ou contadas pelo professor, de forma interativa,
interpretando-as.
§ Ampliar
o vocabulário.
§ Identificar
vários contos de fadas, através de imagens.
§ Reconhecer
as características próprias de cada história.
§ Criar,
oralmente e ou por escrito, histórias completas ou outros inícios,
desdobramentos e finais para as histórias apresentadas pelo professor.
§ Reconhecer
quantidades.
§ Realizar
trabalhos artísticos (desenhos e apresentações teatrais) utilizando os
conteúdos das histórias.
Duração da atividade
Aproximadamente 1 hora 20 minutos.
Conhecimentos prévios
trabalhados pelo professor com o aluno
Para a
realização desta aula é necessário que, o professor inicie sua aula, levando em
consideração os conhecimentos prévios das crianças, em relação à determinada
história que este, irá utilizar durante a aula. Por isso, ele deverá fazer o
uso da conversa informal.
Estratégias e recursos
da aula
Atividade: ASSISTINDO
O CONTO DE FADA
Primeiro, o professor irá contar a história
para as crianças, posteriormente, passará o mesmo filme em DVD e, após este,
irá explorar alguns pontos importantes do filme na roda de conversa, por exemplo,
quais os personagens da história? Quantos eram? Se as crianças perceberam
alguma diferença entre a história contada e a assistida? Quais? Se as crianças
já conheciam a história ou não?
Recursos Complementares
§ Livro de
História
http://www.bondfaro.com.br/preco--livros--quem-quiser-que-conte-outra-chompre-helena-8503006758.html
§ Diversos
contos de Fadas
Avaliação
Professor é de suma importância observar se as crianças estão
participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los
no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos
da aula verificando se estas conseguiram: ouvir a história contada pelo
professor, de forma interativa, interpretando-as através de imagens, se
conseguem reconhecer as características próprias de cada história, criar,
oralmente e ou por escrito, histórias completas ou outros inícios,
desdobramentos e finais para as histórias apresentadas pelo professor,
reconhecer quantidades, realizar trabalhos artísticos (desenhos e apresentações
teatrais) utilizando-se das histórias como subsídio, do aparelho de TV e DVD
que, constituem recursos tecnológicos mais disponíveis e acessíveis para as
crianças.
Comentários
Postar um comentário