Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADE 3.1- CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA - PARTE I

Enviada em Nov 4 2012 06:01:14:000PM 


ATIVIDADE 3.1- CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA- PARTE I Conforme a entrevista de Demo acredita que, ao inserirmos o computador ou até mesmo a internet no contexto escolar conseguiremos perceber o quanto mudará a prática docente, visto que, estes se constituem como ferramentas atrativas aos discentes, tornando o ensino aprendizagem até mais significativo, de modo que, poderão ocorrer mudanças bem positivas, tanto no modo de ensinar quanto no de aprender. No entanto, será necessário que o educador tome alguns cuidados com os alunos, por exemplo, observando sempre os conteúdos que estes poderão acessar, para não correr o risco de haver uma dispersão ou até mesmo, o acesso a conteúdos ilícitos a faixa etária, pois, na rede tem de tudo e as crianças são muito curiosas. Por, isso, é importante que nós professores tenhamos uma relação bem aberta com os nossos alunos, cultivando o diálogo no cenário escolar para que os mesmos sintam-se a vontade para opinar, questionar, sugerir, enfim expor sua opinião e demonstrar a sua curiosidade. Sabemos que, existem várias estratégias nas quais o professor poderá fazer o uso, no sentido de auxiliar a sua prática em sala, uma vez que estas favorecem o diálogo, são elas: a televisão, o rádio, o computador, o celular entre outros. Tudo irá depender do planejamento do professor, ou seja, qual o objetivo que, este pretende alcançar ao inserir tal ferramenta em sua aula, pois, ao planejar a sua aula ele irá selecionar criteriosamente o material adequado para cada objetivo a ser alcançado. Entretanto, como Demo assim, expôs na entrevista, infelizmente, a escola hoje está muito distante dos desafios do século XX, porque segundo este, quando as crianças de hoje forem para o mercado de trabalho, elas terão de usar computadores, e a escola não usa, portanto, não as prepara para tal ocasião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O SOLDADINHO DE CHUMBO E A BAILARINA

CRECHE MUNICIPAL MARGARIDA CUNHA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O Soldado de Chumbo e a Bailarina CLIENTELA CONTEMPLADA: Níveis II COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Inácia Vitória dos Santos NÍVEL: II PERÍODO: _______/________    a     _______/_______/2019. TURNO: Matutino JUSTIFICATIVA : Despertar o interesse pela leitura e contação de histórias é um passo importante para a construção, paulatina, de um futuro leitor, por isso, desde pequenas as crianças necessitam ter o contato com as histórias infantis e assim, irem desenvolvendo o gosto pelo mundo da leitura. Neste percurso, tanto o professor quanto a família têm um importante papel, estimulá-las neste sentido, desse modo, a sequência irá nos nortear com ações que poderão ser desenvolvidas com vistas a se atingir este objetivo, mostrando, também, aos pequenos que muitas histórias passam dos livros às telas do CINEMA, seguindo toda uma trajetória. OBJETIVO  GERAL : ·      ...

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Chapeuzinho Vermelho

  Creche Municipal Margarida Cunha Coordenação Pedagógica : Inácia Vitória              Nível: II SEQUÊNCIA DIDÁTICA : Chapeuzinho Vermelho      JUSTIFICATIVA: Sabemos, que o trabalho com Contos torna a aula mais atrativa, interessante e mais próxima da realidade dos pequenos, uma vez que, nesta fase as crianças necessitam de estímulos, especialmente, para desenvolver a sua Oralidade e de certa forma, integrar-se ao grupo no qual se encontra inserido e, assim, conseguir se envolver nas atividades propostas no seu cotidiano. Diante desta realidade, optou-se por trabalhar com sequência, posto que, a mesma contempla tudo isso, oportunizando a crianças descobertas significativas que, consequentemente, irão possibilitar uma aprendizagem em diversas áreas do conhecimento.            OBJETIVOS: ·   ...

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: FOLCLORE

  CRECHE MUNICIPAL MARGARIDA CUNHA SEQUÊNCIA DIDÁTICA : O Folclore, sua riqueza cultural e suas múltiplas linguagens. CLIENTELA CONTEMPLADA : Níveis II a V COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Inácia Vitória dos Santos PERÍODO :  3º Bimestre /2019. TURNO : Matutino JUSTIFICATIVA:   O Folclore pode ser concebido como um conjunto de tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, provérbios, brinquedos, artesanatos, comidas, músicas, enfim, tudo que compõe a memória de um povo por gerações. Sendo assim, ele expressa o jeito especial de cada povo para compreender os acontecimentos do cotidiano. Reconhecer a importância cultural do folclore, sobretudo, o folclore brasileiro, é fundamental para preservação do patrimônio cultural da nossa gente, visto que, representa a forma particular que temos de entender o que acontece. Nesse sentido, a instituição escolar quando oportuniza as crianças o contato com esse patrimônio, os tornará conhecedor, criador e, até mesmo, u...