Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADE 3.6- PLANO DE AULA ANÁLISE REFLEXIVA

Enviada em Dec 8 2012 05:30:02:000PM 


Plano de Aula Escola: Creche Municipal Tia Coely Data: 17/04/2012 Público Alvo: Crianças do Jardim II Duração das atividades: 50 min Professor(a) Cursista: Idália Maria de Oliveira Araújo Tema da Aula: Brincando com poesia Duração da Atividade: 50 min. O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA Objetivos:  Entrar em contato com as características do texto poético (musicalidade, ritmo, diagramação).  Interagir significativamente com os colegas na atividade de leitura.  Escutar poemas lidos, apreciando a leitura feita pela educadora.  Valorizar a leitura enquanto fonte de prazer. Conteúdos:  Características e recursos do texto poético.  Escrita de texto poético Metodologia:  Solicitar anteriormente que as crianças pesquisem via internet poesias infantis, trazendo-as para a sala de aula;  Realizar a leitura de algumas poesias trazidas pelas crianças, escolhendo uma preferida pela maioria das mesmas.  Escrita coletiva da poesia selecionada, tendo o professor como escriba;  Ilustração individual das crianças sobre a poesia escolhida.  Dramatizar a poesia escolhida por meio de movimentos espontâneos; Recursos didáticos utilizados: • Pesquisa na internet • Poesias escritas • Papel madeira • Lápis de cor • Tinta guache Anexo: Atividade impressa e/ou fotos Estive lendo os planos das colegas e escolhi um em especial, o de idália, pois, o mesmo trata da poesia e como aprecio bastante a literatura em geral, especialmente, poesia,vou comentar um pouco do mesmo. Achei muito interessante o tema da aula " Brincando com poesia", principalmente, a metodologia utilizada por esta, para abordar o tema,bem como, os recursos utilizados ao londo deste. A colega foi dinâmica inserindo na aula os recursos digitais como, por exemplo, a pesquisa de poesias na internet, demonstrando-se já está bem adaptada aos novos recursos disponíveis na mídia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O SOLDADINHO DE CHUMBO E A BAILARINA

CRECHE MUNICIPAL MARGARIDA CUNHA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O Soldado de Chumbo e a Bailarina CLIENTELA CONTEMPLADA: Níveis II COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Inácia Vitória dos Santos NÍVEL: II PERÍODO: _______/________    a     _______/_______/2019. TURNO: Matutino JUSTIFICATIVA : Despertar o interesse pela leitura e contação de histórias é um passo importante para a construção, paulatina, de um futuro leitor, por isso, desde pequenas as crianças necessitam ter o contato com as histórias infantis e assim, irem desenvolvendo o gosto pelo mundo da leitura. Neste percurso, tanto o professor quanto a família têm um importante papel, estimulá-las neste sentido, desse modo, a sequência irá nos nortear com ações que poderão ser desenvolvidas com vistas a se atingir este objetivo, mostrando, também, aos pequenos que muitas histórias passam dos livros às telas do CINEMA, seguindo toda uma trajetória. OBJETIVO  GERAL : ·      ...

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Chapeuzinho Vermelho

  Creche Municipal Margarida Cunha Coordenação Pedagógica : Inácia Vitória              Nível: II SEQUÊNCIA DIDÁTICA : Chapeuzinho Vermelho      JUSTIFICATIVA: Sabemos, que o trabalho com Contos torna a aula mais atrativa, interessante e mais próxima da realidade dos pequenos, uma vez que, nesta fase as crianças necessitam de estímulos, especialmente, para desenvolver a sua Oralidade e de certa forma, integrar-se ao grupo no qual se encontra inserido e, assim, conseguir se envolver nas atividades propostas no seu cotidiano. Diante desta realidade, optou-se por trabalhar com sequência, posto que, a mesma contempla tudo isso, oportunizando a crianças descobertas significativas que, consequentemente, irão possibilitar uma aprendizagem em diversas áreas do conhecimento.            OBJETIVOS: ·   ...

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: FOLCLORE

  CRECHE MUNICIPAL MARGARIDA CUNHA SEQUÊNCIA DIDÁTICA : O Folclore, sua riqueza cultural e suas múltiplas linguagens. CLIENTELA CONTEMPLADA : Níveis II a V COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Inácia Vitória dos Santos PERÍODO :  3º Bimestre /2019. TURNO : Matutino JUSTIFICATIVA:   O Folclore pode ser concebido como um conjunto de tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, provérbios, brinquedos, artesanatos, comidas, músicas, enfim, tudo que compõe a memória de um povo por gerações. Sendo assim, ele expressa o jeito especial de cada povo para compreender os acontecimentos do cotidiano. Reconhecer a importância cultural do folclore, sobretudo, o folclore brasileiro, é fundamental para preservação do patrimônio cultural da nossa gente, visto que, representa a forma particular que temos de entender o que acontece. Nesse sentido, a instituição escolar quando oportuniza as crianças o contato com esse patrimônio, os tornará conhecedor, criador e, até mesmo, u...