Enviada em Sep 20 2012 12:37:00:000AM | |
ATIVIDADE 2.3: NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO. Inácia Vitória dos Santos. Cursista do e proinfo. “Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlink, ou simplesmente links.” Em hipertexto os comentários dos leitores podem ser incorporados ao texto original, como links, de modo que, em última instância, é de imaginar a possibilidade que haja apenas um hipertexto que abranja todas as informações e todo o conhecimento da humanidade. Nosso uso de enciclopédias em formato hipertexto é um bom exemplo inicial do que é essa modalidade de texto. ” Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse. Como ferramenta de ensino e aprendizagem, o hipertexto facilita o processo, posto que, a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, porque, ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de uma metodologia de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita. Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, por exemplo, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes, pois, o próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. O conceito hipermídia, juntamente com hipertexto, foi criado na década de 1960 pelo filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson. Este pioneiro da Tecnologia da Informação criou o conceito a partir da sua experiência pessoal com o computador nos anos 1960. Ted Nelson foi o primeiro a vislumbrar o impacto da máquina computacional nas humanidades e também foi o pioneiro a relacionar computação com teoria literária e antever os impactos que a digilização do conhecimento traria para a humanidade, como hoje podemos observar com a democratização de praticamente todas as informações, livros, vídeos e áudios. Conforme o que fora exposto a respeito do hipertexto, cabe-nos refletir sobre sua importância, contribuição e utilidade no dia a dia escolar, bem como, as descobertas que os usuários deste, podem fazer agregando e compartilhando novos e significativos conhecimentos tanto a sua vida escolar quanto pessoal e profissional. |
CRECHE MUNICIPAL MARGARIDA CUNHA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O Soldado de Chumbo e a Bailarina CLIENTELA CONTEMPLADA: Níveis II COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Inácia Vitória dos Santos NÍVEL: II PERÍODO: _______/________ a _______/_______/2019. TURNO: Matutino JUSTIFICATIVA : Despertar o interesse pela leitura e contação de histórias é um passo importante para a construção, paulatina, de um futuro leitor, por isso, desde pequenas as crianças necessitam ter o contato com as histórias infantis e assim, irem desenvolvendo o gosto pelo mundo da leitura. Neste percurso, tanto o professor quanto a família têm um importante papel, estimulá-las neste sentido, desse modo, a sequência irá nos nortear com ações que poderão ser desenvolvidas com vistas a se atingir este objetivo, mostrando, também, aos pequenos que muitas histórias passam dos livros às telas do CINEMA, seguindo toda uma trajetória. OBJETIVO GERAL : · ...
Comentários
Postar um comentário