Pular para o conteúdo principal

SEQUÊNCIA: DOS PAIS




CRECHE MUNICIPAL MARGARIDA CUNHA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Pai, figura paterna fundamental.
CLIENTELA CONTEMPLADA: Níveis II a V
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Inácia Vitória dos Santos
PERÍODO: Semana que antecede esta data comemorativa/2019.
TURNO: Matutino

JUSTIFICATIVA:

       O Dia dos Pais é uma data que homenageia uma figura familiar. Por isso, uma Sequência sobre esta data aprofundará, naturalmente, diferentes conceitos, como noção de família, de identidade (pertencimento), de cultura e origem, além de despertar amor, gratidão e respeito para com o pai, também oferece oportunidade para conhecê-lo melhor, quem é ele? Onde trabalha? Fazendo o quê? Quantos anos tem? Bem como, possibilita as crianças conhecerem e aprenderem a valorizar desde pequenos seus progenitores, além de ampliar sua compreensão sobre a figura paterna, especialmente, na sociedade atual, com tantas mudanças existentes nas configurações familiares.
OBJETIVO GERAL: Aprender a valorizar a figura paterna em diversos contextos familiares existentes.

OBJETIVOS:
·         Trabalhar a linguagem oral e escrita;
·         Desenvolver a capacidade interpretativa, a criatividade e a abstração;
·         Desenvolver raciocínio lógico;
·         Instigar carinho, respeito e gratidão pela figura paterna;
·         Identificar as características de seu próprio pai (conhecê-lo);
·         Inspirar colaboração para com a família;
·         Entender o conceito e a função de um lar, e quais são as características de um lar ideal.

CONTEÚDOS:
·         Linguagem Oral e Escrita; (Alfabeto, vogais, etc.)
·         Matemática; (Números, quantidades, etc.).
·         Arte: (Pinturas, colagens, cores, etc.);
·         Musica;
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Conversas com levantamento de hipóteses cerca do tema em estudo;
- Listagem de palavras do mesmo Campo Semântico;
- Músicas enfatizando o tema estudado; (Identificação da inicial e final das palavras);
- Atividades de recortes e colagens;
- Construção de painéis ou Cartazes para o PAPAI;
- Realização de brincadeiras;
- Ensaios de músicas para homenagear o PAPAI;
- Confecção de lembrancinhas e cartazes;
- Bingos;
- Contação de histórias;
- Atividades escritas e orais, etc.
RECURSOS: Papéis diversos, livros, aparelho de som, pendrives, Datashow, colas, tesouras, pincéis, etc.

CULMINÃNCIA: Leitura reflexiva: “Tem pai de todo jeito”, Homenagem das crianças aos Pais, oração e festa às 19 h no CCI.

AVALIAÇÃO:  Será contínua, observando, especialmente, a participação de todos os envolvidos durante as atividades propostas, reavaliando os pontos positivos e/ou negativos durante a realização da sequência.

REFERÊNCIAS:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O SOLDADINHO DE CHUMBO E A BAILARINA

CRECHE MUNICIPAL MARGARIDA CUNHA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O Soldado de Chumbo e a Bailarina CLIENTELA CONTEMPLADA: Níveis II COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Inácia Vitória dos Santos NÍVEL: II PERÍODO: _______/________    a     _______/_______/2019. TURNO: Matutino JUSTIFICATIVA : Despertar o interesse pela leitura e contação de histórias é um passo importante para a construção, paulatina, de um futuro leitor, por isso, desde pequenas as crianças necessitam ter o contato com as histórias infantis e assim, irem desenvolvendo o gosto pelo mundo da leitura. Neste percurso, tanto o professor quanto a família têm um importante papel, estimulá-las neste sentido, desse modo, a sequência irá nos nortear com ações que poderão ser desenvolvidas com vistas a se atingir este objetivo, mostrando, também, aos pequenos que muitas histórias passam dos livros às telas do CINEMA, seguindo toda uma trajetória. OBJETIVO  GERAL : ·      ...

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Chapeuzinho Vermelho

  Creche Municipal Margarida Cunha Coordenação Pedagógica : Inácia Vitória              Nível: II SEQUÊNCIA DIDÁTICA : Chapeuzinho Vermelho      JUSTIFICATIVA: Sabemos, que o trabalho com Contos torna a aula mais atrativa, interessante e mais próxima da realidade dos pequenos, uma vez que, nesta fase as crianças necessitam de estímulos, especialmente, para desenvolver a sua Oralidade e de certa forma, integrar-se ao grupo no qual se encontra inserido e, assim, conseguir se envolver nas atividades propostas no seu cotidiano. Diante desta realidade, optou-se por trabalhar com sequência, posto que, a mesma contempla tudo isso, oportunizando a crianças descobertas significativas que, consequentemente, irão possibilitar uma aprendizagem em diversas áreas do conhecimento.            OBJETIVOS: ·   ...

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: FOLCLORE

  CRECHE MUNICIPAL MARGARIDA CUNHA SEQUÊNCIA DIDÁTICA : O Folclore, sua riqueza cultural e suas múltiplas linguagens. CLIENTELA CONTEMPLADA : Níveis II a V COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Inácia Vitória dos Santos PERÍODO :  3º Bimestre /2019. TURNO : Matutino JUSTIFICATIVA:   O Folclore pode ser concebido como um conjunto de tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, provérbios, brinquedos, artesanatos, comidas, músicas, enfim, tudo que compõe a memória de um povo por gerações. Sendo assim, ele expressa o jeito especial de cada povo para compreender os acontecimentos do cotidiano. Reconhecer a importância cultural do folclore, sobretudo, o folclore brasileiro, é fundamental para preservação do patrimônio cultural da nossa gente, visto que, representa a forma particular que temos de entender o que acontece. Nesse sentido, a instituição escolar quando oportuniza as crianças o contato com esse patrimônio, os tornará conhecedor, criador e, até mesmo, u...