Pular para o conteúdo principal

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Chapeuzinho Vermelho




 
Creche Municipal Margarida Cunha
Coordenação Pedagógica: Inácia Vitória
             Nível: II

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Chapeuzinho Vermelho

     JUSTIFICATIVA: Sabemos, que o trabalho com Contos torna a aula mais atrativa, interessante e mais próxima da realidade dos pequenos, uma vez que, nesta fase as crianças necessitam de estímulos, especialmente, para desenvolver a sua Oralidade e de certa forma, integrar-se ao grupo no qual se encontra inserido e, assim, conseguir se envolver nas atividades propostas no seu cotidiano. Diante desta realidade, optou-se por trabalhar com sequência, posto que, a mesma contempla tudo isso, oportunizando a crianças descobertas significativas que, consequentemente, irão possibilitar uma aprendizagem em diversas áreas do conhecimento.  

        OBJETIVOS:

·         Recuperar as histórias da primeira infância;
  • Desenvolver habilidades psicomotoras, afetivo-sociais e cognitivas;
  • Estimular a socialização;
  • Criar o hábito de ouvir histórias;
  • Reconhecer a leitura como uma prazerosa fonte de informações;
  • Trabalhar a linguagem oral;
  • Estimular o desenvolvimento da expressão artística, bem como da criatividade;
  • Identificar a sequência lógica de uma narrativa, com começo, meio e fim;
  • Desenvolvimento da espacialidade por meio de brincadeiras;
·         Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
·         Garantir ainda uma relação mais afetivamente professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;
·         Explorar a linguagem oral e escrita;
·         Conhecer as cores primárias, especialmente, o VERMELHO;
·         Introduzir as formações geométricas básicas.
·         Realizar contagens, oralmente, com o auxílio do professor;

      METODOLOGIA:
  • Iniciar pela conversa informal com as crianças, apresentando livro, ilustrações e personagens;
  • Em seguida, inicie a contação da história. Quanto mais dinâmica for a leitura, maiores as chances de as crianças se envolverem com as atividades;
  • Use fantoches para fazer a dramatização;
  • Extraia e reforce as informações mais importantes e algumas lições, tais como, não falar com estranhos, obedecer aos pais, respeito pelos mais velhos, entre outras;
  • Detalhamento das características físicas e emocionais dos personagens (como eles são? como são as personalidades? no que eles são diferentes?);
  • Exibição do filme “Deu a Louca na Chapeuzinho”.
  • Brincadeiras dirigidas;
  • Ilustrações da história para serem colocadas em um varal na sala de aula;
  • Atividades pedagógicas
  • Apresentação e identificação oral das cores em cartões coloridos e posterior realização de atividade escrita com a temática;
  • Exploração de cada personagem da história e sua importância na mesma;
  • Realização de brincadeiras e atividades dinâmicas, nas quais a criança simule o caminho da floresta;
  • Utilização de quebra-cabeça com os personagens para as crianças montarem;
  • Dramatizações e recontagem da história pelas crianças com a intervenção do professor;
  • Cantar e explorar a música presente no Conto;
  • Apresentar outras histórias (versões) em que apareçam outras Chapeuzinhos;
  • Participar de momentos de contação da histórias de diversas formas, tais quais: fantoches, livros, vídeos, dramatização, audição da história, etc.
RECURSOS: Papéis diversos, portadores textuais, vídeos, colas, tesouras, Datashow, etc.

AVALIAÇÃO: Contínua, observando o avanço e a participação das crianças nas tarefas propostas durante a sequência, especialmente, se as crianças evoluíram em alguns aspectos necessários.

CULMINÂNCIA: Dramatização da história com o auxílio do professor, onde as crianças se caracterizem de personagens.

FONTES: BNCC- 20018, DCNEI- 2009, RCNEI-1998.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O SOLDADINHO DE CHUMBO E A BAILARINA

CRECHE MUNICIPAL MARGARIDA CUNHA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O Soldado de Chumbo e a Bailarina CLIENTELA CONTEMPLADA: Níveis II COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Inácia Vitória dos Santos NÍVEL: II PERÍODO: _______/________    a     _______/_______/2019. TURNO: Matutino JUSTIFICATIVA : Despertar o interesse pela leitura e contação de histórias é um passo importante para a construção, paulatina, de um futuro leitor, por isso, desde pequenas as crianças necessitam ter o contato com as histórias infantis e assim, irem desenvolvendo o gosto pelo mundo da leitura. Neste percurso, tanto o professor quanto a família têm um importante papel, estimulá-las neste sentido, desse modo, a sequência irá nos nortear com ações que poderão ser desenvolvidas com vistas a se atingir este objetivo, mostrando, também, aos pequenos que muitas histórias passam dos livros às telas do CINEMA, seguindo toda uma trajetória. OBJETIVO  GERAL : ·      ...

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: FOLCLORE

  CRECHE MUNICIPAL MARGARIDA CUNHA SEQUÊNCIA DIDÁTICA : O Folclore, sua riqueza cultural e suas múltiplas linguagens. CLIENTELA CONTEMPLADA : Níveis II a V COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Inácia Vitória dos Santos PERÍODO :  3º Bimestre /2019. TURNO : Matutino JUSTIFICATIVA:   O Folclore pode ser concebido como um conjunto de tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, provérbios, brinquedos, artesanatos, comidas, músicas, enfim, tudo que compõe a memória de um povo por gerações. Sendo assim, ele expressa o jeito especial de cada povo para compreender os acontecimentos do cotidiano. Reconhecer a importância cultural do folclore, sobretudo, o folclore brasileiro, é fundamental para preservação do patrimônio cultural da nossa gente, visto que, representa a forma particular que temos de entender o que acontece. Nesse sentido, a instituição escolar quando oportuniza as crianças o contato com esse patrimônio, os tornará conhecedor, criador e, até mesmo, u...