Coordenação Pedagógica: Inácia Vitória
Nível: II
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Chapeuzinho Vermelho
JUSTIFICATIVA: Sabemos, que o trabalho com Contos torna a
aula mais atrativa, interessante e mais próxima da realidade dos
pequenos, uma vez que, nesta fase as crianças necessitam de estímulos,
especialmente, para desenvolver a sua Oralidade e de certa forma, integrar-se
ao grupo no qual se encontra inserido e, assim, conseguir se envolver nas
atividades propostas no seu cotidiano. Diante desta realidade, optou-se por
trabalhar com sequência, posto que, a mesma contempla tudo isso, oportunizando
a crianças descobertas significativas que, consequentemente, irão possibilitar
uma aprendizagem em diversas áreas do conhecimento.
OBJETIVOS:
·
Recuperar
as histórias da primeira infância;
- Desenvolver
habilidades psicomotoras, afetivo-sociais e cognitivas;
- Estimular
a socialização;
- Criar
o hábito de ouvir histórias;
- Reconhecer
a leitura como uma prazerosa fonte de informações;
- Trabalhar
a linguagem oral;
- Estimular
o desenvolvimento da expressão artística, bem como da criatividade;
- Identificar
a sequência lógica de uma narrativa, com começo, meio e fim;
- Desenvolvimento
da espacialidade por meio de brincadeiras;
·
Trabalhar
com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a
ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
·
Garantir
ainda uma relação mais afetivamente professores e alunos e facilitar uma melhor
integração no ambiente escolar;
·
Explorar
a linguagem oral e escrita;
·
Conhecer
as cores primárias, especialmente, o VERMELHO;
·
Introduzir
as formações geométricas básicas.
·
Realizar
contagens, oralmente, com o auxílio do professor;
METODOLOGIA:
- Iniciar pela conversa informal com as
crianças, apresentando livro, ilustrações e personagens;
- Em seguida, inicie a contação da história.
Quanto mais dinâmica for a leitura, maiores as chances de as crianças se
envolverem com as atividades;
- Use fantoches para fazer a dramatização;
- Extraia e reforce as informações mais
importantes e algumas lições, tais como, não falar com estranhos, obedecer
aos pais, respeito pelos mais velhos, entre outras;
- Detalhamento das características físicas e
emocionais dos personagens (como eles são? como são as personalidades? no
que eles são diferentes?);
- Exibição do filme “Deu a Louca na
Chapeuzinho”.
- Brincadeiras dirigidas;
- Ilustrações da história para serem colocadas
em um varal na sala de aula;
- Atividades pedagógicas
- Apresentação e identificação oral das cores em
cartões coloridos e posterior realização de atividade escrita com a
temática;
- Exploração de cada personagem da história e sua
importância na mesma;
- Realização de brincadeiras e atividades
dinâmicas, nas quais a criança simule o caminho da floresta;
- Utilização de quebra-cabeça com os personagens
para as crianças montarem;
- Dramatizações e recontagem da história pelas
crianças com a intervenção do professor;
- Cantar e explorar a música presente no Conto;
- Apresentar outras histórias (versões) em que
apareçam outras Chapeuzinhos;
- Participar de momentos de contação da
histórias de diversas formas, tais quais: fantoches, livros, vídeos,
dramatização, audição da história, etc.
RECURSOS: Papéis diversos, portadores
textuais, vídeos, colas, tesouras, Datashow, etc.
AVALIAÇÃO: Contínua, observando o avanço e a
participação das crianças nas tarefas propostas durante a sequência, especialmente,
se as crianças evoluíram em alguns aspectos necessários.
CULMINÂNCIA: Dramatização da história com o auxílio do professor, onde as crianças
se caracterizem de personagens.
FONTES: BNCC- 20018, DCNEI- 2009, RCNEI-1998.
Comentários
Postar um comentário