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SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O SOLDADINHO DE CHUMBO E A BAILARINA




CRECHE MUNICIPAL MARGARIDA CUNHA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O Soldado de Chumbo e a Bailarina
CLIENTELA CONTEMPLADA: Níveis II
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Inácia Vitória dos Santos
NÍVEL: II
PERÍODO: _______/________   a    _______/_______/2019.
TURNO: Matutino

JUSTIFICATIVA: Despertar o interesse pela leitura e contação de histórias é um passo importante para a construção, paulatina, de um futuro leitor, por isso, desde pequenas as crianças necessitam ter o contato com as histórias infantis e assim, irem desenvolvendo o gosto pelo mundo da leitura. Neste percurso, tanto o professor quanto a família têm um importante papel, estimulá-las neste sentido, desse modo, a sequência irá nos nortear com ações que poderão ser desenvolvidas com vistas a se atingir este objetivo, mostrando, também, aos pequenos que muitas histórias passam dos livros às telas do CINEMA, seguindo toda uma trajetória.

OBJETIVO GERAL:
·         Ampliar o vocabulário das crianças, de modo, a instigar o seu lado imaginativo, estimulando-as à criatividade,
à oralidade e despertando a sensibilidade e a expressividade.
     
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Interpretar textos orais e imagens (Pseudoleitura);
·         Reconhecer as letras iniciais das palavras e do próprio nome;
·         Compreender a variedade entre os sons das letras;
·         Reconhecer as cores;
·         Construir o personagem da história com materiais reciclados com o auxílio da professora;
·         Manusear o livro, folheando as páginas e fazendo referências às imagens;
·         Favorecer o contato com textos de qualidade literária;  
·         Ampliar repertório de palavras e histórias conhecidas.  
·         Enriquecer o imaginário infantil;   
·         Identificar que há suportes diferentes usados para a contação de histórias, inclusive, por meio, do cinema;
·          Dramatizar a história trabalhada, através do musical a ser apresentado pelos pequenos.

CONTEÚDOS: Contação de história; atividade de reconto da história; estrutura do texto; nome das cores; Alfabeto.
Pontos de contato: Português e Arte

METODOLOGIA: Conversa inicial sobre a história, posteriormente, apresenta-la às crianças.
1° passo: Leitura da história “O Soldadinho de Chumbo”.
·         Deixar que os alunos explorem o livro, olhando as gravuras e os demais componentes do livro infantil.

2° passo: Conhecendo um pouco sobre o autor da História
HANS CHRISTIAN ANDERSEN (1805-1875) nasceu em Odense, Dinamarca, no dia 2 de abril de 1805, foi escritor dinamarquês. Autor de "Soldadinho de Chumbo", "O Patinho Feio", "A Pequena Sereia", entre outros contos infantis, que percorreram o mundo.

3° passo: Exploração oral do texto:
1.      Qual o título da história?
2.      De que o texto fala?
       3.      Como começa a história?
       4.      Quais eram os personagens da história?
       5.      Por que o soldadinho caiu da janela?
       6.      Quem encontrou o soldadinho?
       7.      De que forma o soldadinho voltou para casa?
       8.      Como termina a história?
       9.      O que o soldadinho sentia pela bailarina?
      10.    Por que o nome da história é “soldadinho de chumbo”?
      11.   Conversar com as crianças sobre qual a função dos soldados e se eles conhecem algum?
4° passo: Escrever o nome da história na lousa e pedir aos alunos para identificarem as letras, repetindo-as.
Mostrar as crianças outros livros de contos de fadas: como por exemplo: A Branca de Neve, O patinho feio, etc., deixando as crianças folhearem os mesmos.
5°passo: Pedir que as crianças recontem a história, o soldadinho de chumbo, oralmente do jeito deles. Cuidando para que os alunos respeitem a vez dos seus colegas e as histórias criadas por eles.
6° passo: conversação com as crianças sobre a construção do soldado de chumbo.
           1.      Separação dos materiais para confeccionar os soldadinhos de chumbo
7° passo: Conhecer as cores e identificar as que serão usadas na pintura do Soldadinho de chumbo.
8° passo: Pegar folhas de jornal e colocar nas mesas das crianças para a Construção e pintura do Soldadinho de Chumbo.

MAIS SUGESTÕES:
Confecção de cartazes, painéis, dedoches com os personagens da história, ensaios para o espetáculo, atividades escritas diversas, etc.

RECURSOS: Materiais impressos variados, como livros, atividades, textos, etc. Brinquedos, aparelho de som, Datashow, pendrive, lápis de cor, giz de cera, cola, etc.

AVALIAÇÃO: Dar-se-á, de forma contínua verificando-se, sobretudo, o desenvolvimento e a desenvoltura das crianças nas atividades propostas ao longo do período.

CULMINÂNCIA: Ocorrerá mediante a apresentação das crianças, durante o Espetáculo de Outubro.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ABRAMOVICH, Fanny, (1997). Literatura Infantil como montar loja virtual Gostosuras e Bobices. São Paulo: Scipione Ltda.
CARVALHO, Barbara Vasconcelos de. A literatura infantil: visão histórica e crítica. 2. ed. São como montar loja virtual Paulo: Edart, 1982.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

































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