CRECHE MUNICIPAL MARGARIDA CUNHA
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA: O Soldado de Chumbo e a Bailarina
CLIENTELA
CONTEMPLADA: Níveis II
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA: Inácia Vitória dos Santos
NÍVEL: II
PERÍODO:
_______/________ a _______/_______/2019.
TURNO:
Matutino
JUSTIFICATIVA: Despertar o interesse pela leitura
e contação de histórias é um passo importante para a construção, paulatina, de
um futuro leitor, por isso, desde pequenas as crianças necessitam ter o contato
com as histórias infantis e assim, irem desenvolvendo o gosto pelo mundo da
leitura. Neste percurso, tanto o professor quanto a família têm um importante
papel, estimulá-las neste sentido, desse modo, a sequência irá nos nortear com
ações que poderão ser desenvolvidas com vistas a se atingir este objetivo,
mostrando, também, aos pequenos que muitas histórias passam dos livros às telas
do CINEMA, seguindo toda uma trajetória.
OBJETIVO GERAL:
·
Ampliar o vocabulário das crianças, de modo, a
instigar o seu lado imaginativo, estimulando-as à criatividade,
à
oralidade e despertando a sensibilidade e a expressividade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Interpretar textos orais e imagens (Pseudoleitura);
·
Reconhecer as letras iniciais das palavras e do
próprio nome;
·
Compreender a variedade entre os sons das letras;
·
Reconhecer as cores;
·
Construir o personagem da história com materiais
reciclados com o auxílio da professora;
·
Manusear
o livro, folheando as páginas e fazendo referências às imagens;
·
Favorecer
o contato com textos de qualidade literária;
·
Ampliar
repertório de palavras e histórias conhecidas.
·
Enriquecer
o imaginário infantil;
·
Identificar
que há suportes diferentes usados para a contação de histórias, inclusive, por
meio, do cinema;
·
Dramatizar a história trabalhada, através do
musical a ser apresentado pelos pequenos.
CONTEÚDOS: Contação de história; atividade de reconto da
história; estrutura do texto; nome das cores; Alfabeto.
Pontos de contato: Português e Arte
METODOLOGIA: Conversa inicial sobre a história, posteriormente,
apresenta-la às crianças.
1° passo: Leitura da história “O Soldadinho de Chumbo”.
· Deixar
que os alunos explorem o livro, olhando as gravuras e os demais componentes do
livro infantil.
2° passo: Conhecendo um pouco sobre o autor da
História
|
3° passo:
Exploração oral do texto:
1. Qual o título
da história?
2. De que o
texto fala?
3. Como começa a história?
4. Quais eram os personagens da
história?
5. Por que o soldadinho caiu da
janela?
6. Quem encontrou o soldadinho?
7. De que forma o soldadinho voltou
para casa?
8. Como termina a história?
9. O que o soldadinho sentia pela
bailarina?
10. Por que o nome da história é “soldadinho de
chumbo”?
11.
Conversar com as crianças sobre qual a função dos soldados e se eles conhecem
algum?
4° passo:
Escrever o nome da história na lousa e pedir aos alunos para identificarem as
letras, repetindo-as.
Mostrar as crianças outros livros de contos de
fadas: como por exemplo: A Branca de Neve, O patinho feio, etc., deixando as
crianças folhearem os mesmos.
5°passo:
Pedir que as crianças recontem a história, o soldadinho de chumbo, oralmente do
jeito deles. Cuidando para que os alunos respeitem a vez dos seus colegas e as
histórias criadas por eles.
6° passo:
conversação com as crianças sobre a construção do soldado de chumbo.
1. Separação
dos materiais para confeccionar os soldadinhos de chumbo
7°
passo: Conhecer as cores e identificar as que serão usadas na pintura do
Soldadinho de chumbo.
8° passo:
Pegar folhas de jornal e colocar nas mesas das crianças para a Construção
e pintura do Soldadinho de Chumbo.
MAIS SUGESTÕES:
Confecção
de cartazes, painéis, dedoches com os personagens da história, ensaios para o
espetáculo, atividades escritas diversas, etc.
RECURSOS: Materiais impressos variados,
como livros, atividades, textos, etc. Brinquedos, aparelho de som, Datashow,
pendrive, lápis de cor, giz de cera, cola, etc.
AVALIAÇÃO: Dar-se-á, de forma contínua
verificando-se, sobretudo, o desenvolvimento e a desenvoltura das crianças nas
atividades propostas ao longo do período.
CULMINÂNCIA: Ocorrerá mediante a apresentação
das crianças, durante o Espetáculo de Outubro.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
ABRAMOVICH, Fanny, (1997).
Literatura Infantil como montar loja virtual Gostosuras
e Bobices. São Paulo: Scipione Ltda.
CARVALHO, Barbara
Vasconcelos de. A literatura infantil: visão histórica e crítica. 2. ed.
São como montar loja
virtual Paulo:
Edart, 1982.
COELHO, Nelly Novaes.
Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
Comentários
Postar um comentário