PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES
CRECHE MUNICIPAL MARGARIDA CUNHA
PROJETO: Identidade
e Autonomia (Quem sou eu, quem é você e quem somos nós?)
PÚBLICO ALVO: Níveis
II a V
PERÍODO: 1º Bimestre
JUSTIFICATIVA:
Todo ser humano tem a necessidade de
tomar conhecimento de sua própria origem, e essa busca tem início desde a
infância, se estendendo até as demais fases subsequentes, todavia é na fase
infantil que tudo começa. Nesta etapa, surgem os
primeiros questionamentos a respeito do nascimento dentre outros, assim, a
criança inicia um processo contínuo que irá se ampliando até a idade adulta,
pois, quanto mais autoconhecimento, mais perfeito se dá este processo. Nesta
fase, as crianças amam os contos de fadas, e estes, também têm muito a oferecer,
especialmente, se forem bem direcionados no modo de ser repassado para as
crianças, pois muitos as levam a refletir e aos poucos tomar a consciência do eu, do outro, bem como, do nós e
muitas destas histórias possibilita a criança a se perceber como pessoa, as
suas diferenças, comportamentos e assim, aprender a respeitar o seu semelhante.
Assim sendo, se faz necessário abordar este tema desde cedo com as crianças e
com responsabilidade, visto que, vivemos numa sociedade que exige cada
vez mais, que tenhamos a consciência do nosso papel enquanto sujeitos ativos,
capazes de transformar e ser transformados por meios de ações, ou seja, sermos
protagonistas de nossa história. Portanto, serão por meio dos contos que
começaremos essa viagem, uma vez que, estes mexem com o imaginário infantil.
OBJETIVOS GERAL:
ü Tomar consciência de
si, do outro e do nós, de modo, a aprender a conviver em sociedade, respeitando
e exigindo respeito mútuo, tornando-se assim, um cidadão capaz de lutar pelos
seus direitos e transformar o meio em que vive.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Incentivar o autoconhecimento por meio das histórias infantis;
- Estabelecer o autoconhecimento e a construção identitária
como processo constante e mutável;
- Compreender o crescimento humano (infância, adolescência e idade adulta) e as mudanças do corpo, o conceito de idade (juventude e velhice);
- Desenvolver plena consciência de suas histórias, origens e cultura;
- Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
- Trabalhar a linguagem oral e escrita;
- Desenvolver raciocínio lógico;
- Instigar disciplina (noção de ordem, respeito, momento de falar e ouvir, vez etc.);
- Incentivar o respeito mútuo para com o outro, respeitando as
diferenças de grupo, fenótipo, religião, etnia, gostos e opiniões e gênero
(visando a construção de um futuro cidadão crítico e humanizado).
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:
ü Levantamento de hipóteses, por meio de conversas informais,
buscando verificar o que as crianças já sabem de si mesmos, como se veem e
compreendem do outro e do mundo que as cercam (levantamento de hipóteses);
ü Apresentar o tema, o que é a identidade, quem somos nós, o
que temos em comum uns com os outros e o que temos de diferente;
ü Trabalho por meio de atividades diversificadas: Escrita
espontânea, roda de leituras, de conversas (na qual as crianças tenham a
oportunidade de se expressar, se conhecer, conviver, explorar, etc.) músicas,
filmes, brincadeiras dirigidas;
ü Confecção de um caderno ou portfólio, onde a criança
registre a cada aula o aprendizado e responda algo sobre si mesmo (Quais são
suas origens? De onde você veio?)
ü Utilização de meios didáticos que permitam a expressão
artística ou criativa e brincadeiras dirigidas para que aprendam sobre origem
(história), família, os pais;
ü A confecção de uma árvore genealógica serve perfeitamente
para este fim;
ü Confeccione um mural coletivo que exponha as diferentes
culturas e etnias identificadas na sondagem inicial, diferenças religiosas,
ascendências, hábitos, datas sagradas e festas, etc.;
ü Abordagem do Gênero: Importantíssimo abordar, pois em um
país como o Brasil que possui um grave histórico de agressão a mulher e
disparidade salarial, se faz necessário um trabalho de conscientização desde a
infância para que futuramente estas práticas absurdas se tornem mais e mais
inaceitáveis. Sensibilize os alunos para com esta importante questão através de
jogos dirigidos e conversas;
ü A construção de mim mesmo: Nesta brincadeira os alunos
acrescentam “tijolos” (feitos com material reciclável) com gostos e
características que possuem para construírem a si mesmos. Forma simbólica de
demonstrar que o autoconhecimento é um processo contínuo.
ü Exibição de vídeo abordando os assuntos em estudo;
ü Convite para uma mãe vir contar sobre o nascimento de seu
filho/a para as crianças, ex: trazer o álbum da criança para os colegas
conhecer a sua história;
ü Realização de uma atividade proposta, na qual as crianças
façam a sua carteirinha de identidade;
ü Contação de histórias diversas envolvendo o tema;
CONTEÚDOS:
- O eu, o outro, o nós;
- O nome próprio;
- O corpo, gestos e movimentos (O brincar com os sentidos);
- A criança e sua família;
- Preferências de cada um;
- Hábitos de vida;
- Hábitos alimentares;
- Características pessoais;
- Cores;
- Quantidades;
- Medidas de tamanho;
- Arte;
- Oralidade e escrita;
- Tempo;
RECURSOS:
O professor tem a liberdade de utilizar os recursos que desejar e julgar conveniente a ocasião, no entanto, a criatividade fica a critério de cada um, tudo irá depender, especificamente, de qual atividade será proposta para cada aula, conforme, os Campos de Experiências e os 6 direitos de Aprendizagem, que estes estiverem contemplando em cada tarefa realizada com as crianças. O essencial é que tanto o Lúdico quanto as Interações se façam presentes em cada ação proposta, pois, tornará o trabalho a ser desenvolvido mais significativo para as crianças.
SUGESTÕES DE RECURSOS:
ü Livros com histórias; fantoches, vídeos, tintas, massas de
modelar, papéis diversos, brinquedos, brincadeiras, jogos, atividades práticas,
escritas, pinturas, recorte e colagem, aparelho de som, CD, pendrive, DVD, etc.
AVALIAÇÃO: Dar-se-á continuamente, observando, analisando e refletindo sobre o processo ensino-aprendizagem, de modo a realizar intervenções quando julgar necessário.
CULMINÂNCIA: A Culminância deu-se pela apresentação de uma dramatização de uma história infantil, Chapeuzinho Vermelho.
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