Pular para o conteúdo principal

PROJETO: IDENTIDADE


                                          



 PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES
CRECHE MUNICIPAL MARGARIDA CUNHA
PROJETO: Identidade e Autonomia (Quem sou eu, quem é você e quem somos nós?)
  COORDENADORA PEDAGÓGICA: Inácia Vitória dos Santos
  PÚBLICO ALVO: Níveis II a V                     PERÍODO: 1º Bimestre

JUSTIFICATIVA:

           Todo ser humano tem a necessidade de tomar conhecimento de sua própria origem, e essa busca tem início desde a infância, se estendendo até as demais fases subsequentes, todavia é na fase infantil que tudo começa. Nesta etapa, surgem os primeiros questionamentos a respeito do nascimento dentre outros, assim, a criança inicia um processo contínuo que irá se ampliando até a idade adulta, pois, quanto mais autoconhecimento, mais perfeito se dá este processo. Nesta fase, as crianças amam os contos de fadas, e estes, também têm muito a oferecer, especialmente, se forem bem direcionados no modo de ser repassado para as crianças, pois muitos as levam a refletir e aos poucos tomar a consciência do eu, do outro, bem como, do nós e muitas destas histórias possibilita a criança a se perceber como pessoa, as suas diferenças, comportamentos e assim, aprender a respeitar o seu semelhante. Assim sendo, se faz necessário abordar este tema desde cedo com as crianças e com responsabilidade, visto que, vivemos numa sociedade que exige cada vez mais, que tenhamos a consciência do nosso papel enquanto sujeitos ativos, capazes de transformar e ser transformados por meios de ações, ou seja, sermos protagonistas de nossa história. Portanto, serão por meio dos contos que começaremos essa viagem, uma vez que, estes mexem com o imaginário infantil.

OBJETIVOS GERAL:
ü  Tomar consciência de si, do outro e do nós, de modo, a aprender a conviver em sociedade, respeitando e exigindo respeito mútuo, tornando-se assim, um cidadão capaz de lutar pelos seus direitos e transformar o meio em que vive.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  •             Incentivar o autoconhecimento por meio das histórias infantis;
  •            Estabelecer o autoconhecimento e a construção identitária como processo constante e mutável;
  •      Compreender o crescimento humano (infância, adolescência e idade adulta) e as mudanças do corpo, o conceito de idade (juventude e velhice); 
  •           Desenvolver plena consciência de suas histórias, origens e cultura;
  •      Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
  •           Trabalhar a linguagem oral e escrita;
  •              Desenvolver raciocínio lógico;
  •              Instigar disciplina (noção de ordem, respeito, momento de falar e ouvir, vez etc.);
  •           Incentivar o respeito mútuo para com o outro, respeitando as diferenças de grupo,    fenótipo, religião, etnia, gostos e opiniões e gênero (visando a construção de um futuro cidadão crítico e humanizado).
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:
ü  Levantamento de hipóteses, por meio de conversas informais, buscando verificar o que as crianças já sabem de si mesmos, como se veem e compreendem do outro e do mundo que as cercam (levantamento de hipóteses);
ü  Apresentar o tema, o que é a identidade, quem somos nós, o que temos em comum uns com os outros e o que temos de diferente;
ü  Trabalho por meio de atividades diversificadas: Escrita espontânea, roda de leituras, de conversas (na qual as crianças tenham a oportunidade de se expressar, se conhecer, conviver, explorar, etc.) músicas, filmes, brincadeiras dirigidas;
ü  Confecção de um caderno ou portfólio, onde a criança registre a cada aula o aprendizado e responda algo sobre si mesmo (Quais são suas origens? De onde você veio?)
ü  Utilização de meios didáticos que permitam a expressão artística ou criativa e brincadeiras dirigidas para que aprendam sobre origem (história), família, os pais;
ü  A confecção de uma árvore genealógica serve perfeitamente para este fim;
ü  Confeccione um mural coletivo que exponha as diferentes culturas e etnias identificadas na sondagem inicial, diferenças religiosas, ascendências, hábitos, datas sagradas e festas, etc.;
ü  Abordagem do Gênero: Importantíssimo abordar, pois em um país como o Brasil que possui um grave histórico de agressão a mulher e disparidade salarial, se faz necessário um trabalho de conscientização desde a infância para que futuramente estas práticas absurdas se tornem mais e mais inaceitáveis. Sensibilize os alunos para com esta importante questão através de jogos dirigidos e conversas;
ü  A construção de mim mesmo: Nesta brincadeira os alunos acrescentam “tijolos” (feitos com material reciclável) com gostos e características que possuem para construírem a si mesmos. Forma simbólica de demonstrar que o autoconhecimento é um processo contínuo.
ü  Exibição de vídeo abordando os assuntos em estudo;
ü  Convite para uma mãe vir contar sobre o nascimento de seu filho/a para as crianças, ex: trazer o álbum da criança para os colegas conhecer a sua história;
ü  Realização de uma atividade proposta, na qual as crianças façam a sua carteirinha de identidade;
ü  Contação de histórias diversas envolvendo o tema;
CONTEÚDOS:


  •         O eu, o outro, o nós;
  •                   O nome próprio;
  •                   O corpo, gestos e movimentos (O brincar com os sentidos);
  •                    A criança e sua família;
  •                    Preferências de cada um;
  •                    Hábitos de vida;
  •                  Hábitos alimentares;
  •                   Características pessoais;
  •                  Cores;
  •                  Quantidades;
  •                  Medidas de tamanho;
  •                  Arte;
  •                 Oralidade e escrita;
  •                 Tempo;

RECURSOS:
         
O professor tem a liberdade de utilizar os recursos que desejar e julgar conveniente a ocasião, no entanto, a criatividade fica a critério de cada um, tudo irá depender, especificamente, de qual atividade será proposta para cada aula, conforme, os Campos de Experiências e os 6 direitos de Aprendizagem, que estes estiverem contemplando em cada tarefa realizada com as crianças. O essencial é que tanto o Lúdico quanto as Interações se façam presentes em cada ação proposta, pois, tornará o trabalho a ser desenvolvido mais significativo para as crianças.

SUGESTÕES DE RECURSOS:
ü  Livros com histórias; fantoches, vídeos, tintas, massas de modelar, papéis diversos, brinquedos, brincadeiras, jogos, atividades práticas, escritas, pinturas, recorte e colagem, aparelho de som, CD, pendrive, DVD, etc.

AVALIAÇÃO: Dar-se-á continuamente, observando, analisando e refletindo sobre o processo ensino-aprendizagem, de modo a realizar intervenções quando julgar necessário.

CULMINÂNCIA: A Culminância deu-se pela apresentação de uma dramatização de uma história infantil, Chapeuzinho Vermelho.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O SOLDADINHO DE CHUMBO E A BAILARINA

CRECHE MUNICIPAL MARGARIDA CUNHA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O Soldado de Chumbo e a Bailarina CLIENTELA CONTEMPLADA: Níveis II COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Inácia Vitória dos Santos NÍVEL: II PERÍODO: _______/________    a     _______/_______/2019. TURNO: Matutino JUSTIFICATIVA : Despertar o interesse pela leitura e contação de histórias é um passo importante para a construção, paulatina, de um futuro leitor, por isso, desde pequenas as crianças necessitam ter o contato com as histórias infantis e assim, irem desenvolvendo o gosto pelo mundo da leitura. Neste percurso, tanto o professor quanto a família têm um importante papel, estimulá-las neste sentido, desse modo, a sequência irá nos nortear com ações que poderão ser desenvolvidas com vistas a se atingir este objetivo, mostrando, também, aos pequenos que muitas histórias passam dos livros às telas do CINEMA, seguindo toda uma trajetória. OBJETIVO  GERAL : ·      ...

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Chapeuzinho Vermelho

  Creche Municipal Margarida Cunha Coordenação Pedagógica : Inácia Vitória              Nível: II SEQUÊNCIA DIDÁTICA : Chapeuzinho Vermelho      JUSTIFICATIVA: Sabemos, que o trabalho com Contos torna a aula mais atrativa, interessante e mais próxima da realidade dos pequenos, uma vez que, nesta fase as crianças necessitam de estímulos, especialmente, para desenvolver a sua Oralidade e de certa forma, integrar-se ao grupo no qual se encontra inserido e, assim, conseguir se envolver nas atividades propostas no seu cotidiano. Diante desta realidade, optou-se por trabalhar com sequência, posto que, a mesma contempla tudo isso, oportunizando a crianças descobertas significativas que, consequentemente, irão possibilitar uma aprendizagem em diversas áreas do conhecimento.            OBJETIVOS: ·   ...

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: FOLCLORE

  CRECHE MUNICIPAL MARGARIDA CUNHA SEQUÊNCIA DIDÁTICA : O Folclore, sua riqueza cultural e suas múltiplas linguagens. CLIENTELA CONTEMPLADA : Níveis II a V COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Inácia Vitória dos Santos PERÍODO :  3º Bimestre /2019. TURNO : Matutino JUSTIFICATIVA:   O Folclore pode ser concebido como um conjunto de tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, provérbios, brinquedos, artesanatos, comidas, músicas, enfim, tudo que compõe a memória de um povo por gerações. Sendo assim, ele expressa o jeito especial de cada povo para compreender os acontecimentos do cotidiano. Reconhecer a importância cultural do folclore, sobretudo, o folclore brasileiro, é fundamental para preservação do patrimônio cultural da nossa gente, visto que, representa a forma particular que temos de entender o que acontece. Nesse sentido, a instituição escolar quando oportuniza as crianças o contato com esse patrimônio, os tornará conhecedor, criador e, até mesmo, u...