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PROJETO: PLANTAS, era uma vez uma sementina.




PROJETO: “Plantas, era uma vez uma semente...”
CLIENTELA: Crianças de 4 a 5 anos.
INSTITUIÇÃO CONTEMPLADA: Creche Municipal Margarida Cunha
MODALIDADE DE ENSINO: Educação Infantil
PERÍODO:  Pode ser desenvolvido ao logo de todo a ano letivo.


JUSTIFICATIVA: Conhecer o processo de germinação das plantas, bem como, a importância destas, para a continuidade da sobrevivência da vida na terra são fatores que podem, consideravelmente, contribuir para se desenvolver desde a mais tenra idade, uma consciência de cuidado e preservação tanto das plantas quanto meio ambiente no qual se está inserido. O projeto surgiu da necessidade de mostrar para as crianças que não podemos interromper os processos da natureza, nem tampouco, destruí-la. Sendo assim, nós educadores temos um papel essencial e determinante neste sentido, pois, caberá a cada um de nós mostrar aos pequenos a necessidade de preservar as nossas plantas, o nosso ambiente, uma vez que, são por meio delas que respiramos, enfim, sobrevivemos. Durante o referido projeto, apresentaremos situações em que as crianças irão perceber e despertar o senso de responsabilidade em relação aos cuidados que se devem adotar para com as plantas, tornando-se, assim conscientes e multiplicadores desta missão, transmitindo estes ensinamentos as demais gerações, subsequentes.

OBJETIVO GERAL: Conhecer e acompanhar o processo de germinação das plantas, bem como, despertar gradativamente, o senso de responsabilidade, o cuidado, a preservação das plantas e do ambiente em que se vive.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Levantar hipóteses acerca das plantas e sua importância para a vida no planeta;
·         Pesquisar algumas espécies de plantas, a fim de conhecer cada uma delas;
·         Realizar uma listagem com várias espécies de plantas existentes na nossa região;
·         Observar as plantas existentes na nossa instituição e nos arredores da comunidade escolar;
·         Assistir a vídeos em que sejam apresentados a importância dos cuidados para com as plantas;
·         Contar histórias em que apareçam o processo de desenvolvimento das plantas;
·         Trabalhar músicas que abordem o tema;
·         Vivenciar situações concretas de cuidado e preservação das plantas;
·         Realizar atividades escritas ou orais em que o tema plantas, esteja presente;
·         Participar de brincadeiras ou situações propostas em que demonstre o cuidado e a mudança de postura, relativa ao cuidados com as plantas;
·         Conhecer diversas espécies de plantas, bem como, as suas funções, as partes e utilidades;
·         Visitar a Feira Livre para conhecer plantas, chás, frutas, etc.;
·         Produzir placas de incentivo aos cuidados e preservação das plantas sob a mediação do professor;
·         Plantar uma horta ou plantas buscando regar e acompanhar o processo de germinação das plantas;
·         Produzir maquetes em que estejam presentes as plantas mais comuns da nossa região.

DIRETRIZES DE APRENDIZAGEM: O Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O Eu, o outro o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação e Espaços. Tempos, quantidades, relações e transformações.

CONTEÚDOS:
·         Linguagem Oral e Escrita (Gêneros textuais);
·         Matemática (Tempo, números, quantidades, sequência, etc.)
·         Arte (Cores, formas, texturas, recortes, mosaicos, etc.)
·         As plantas, suas partes, e funções, etc.

ESTRATÉGIAS: Conversas informais com levantamento de hipóteses, pesquisas, realização de listagem de palavras com nomes de plantas, aula- passeio pela creche e na Feira Livre, exibição de vídeos, contação de histórias, utilização de músicas, textos, poemas, poesias, produção de textos coletivos, tendo o professor como escriba, chamadinhas, cartazes, painéis, atividades diversas tais quais: recorte e colagem, arte em mosaico, pinturas, confecção de maquetes, plantações de horas, etc.

RECURSOS: Materiais diversos como: Cartolinas, papel ofício, papel madeiras, lápis, tintas guache, colas, tesouras, revistas, barbantes, pendrives, Datashow, aparelho de som, etc.

AVALIAÇÃO: A avaliação dar-se-á, continuamente, por meio da observação, participação e envolvimento das crianças nas atividades propostas, bem como, por meio da verificação da mudança de postura de cada um, a partir das intervenções desenvolvidas ao longo de todo o projeto.

CULMINÂNCIA: Cultivo de uma horta na própria instituição, onde as crianças, sob a orientação das professoras irão realizar o plantio, visando introduzir desde já, uma alimentação saudável.

RCNEI, 1998; DCNEI, 2009 e BNCC, 2018.
       

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