CLIENTELA:
Crianças de 4 a 5 anos.
INSTITUIÇÃO
CONTEMPLADA: Creche Municipal Margarida Cunha
MODALIDADE
DE ENSINO: Educação Infantil
PERÍODO: Pode ser desenvolvido ao logo de todo a ano letivo.
JUSTIFICATIVA: Conhecer
o processo de germinação das plantas, bem como, a importância destas, para a
continuidade da sobrevivência da vida na terra são fatores que podem,
consideravelmente, contribuir para se desenvolver desde a mais tenra idade, uma
consciência de cuidado e preservação tanto das plantas quanto meio ambiente no
qual se está inserido. O projeto surgiu da necessidade de mostrar para as
crianças que não podemos interromper os processos da natureza, nem tampouco,
destruí-la. Sendo assim, nós educadores temos um papel essencial e determinante
neste sentido, pois, caberá a cada um de nós mostrar aos pequenos a necessidade
de preservar as nossas plantas, o nosso ambiente, uma vez que, são por meio
delas que respiramos, enfim, sobrevivemos. Durante o referido projeto, apresentaremos
situações em que as crianças irão perceber e despertar o senso de
responsabilidade em relação aos cuidados que se devem adotar para com as
plantas, tornando-se, assim conscientes e multiplicadores desta missão,
transmitindo estes ensinamentos as demais gerações, subsequentes.
OBJETIVO
GERAL: Conhecer e acompanhar o processo de germinação das
plantas, bem como, despertar gradativamente, o senso de responsabilidade, o
cuidado, a preservação das plantas e do ambiente em que se vive.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Levantar hipóteses acerca das plantas e sua
importância para a vida no planeta;
·
Pesquisar algumas espécies de plantas, a fim
de conhecer cada uma delas;
·
Realizar uma listagem com várias espécies de
plantas existentes na nossa região;
·
Observar as plantas existentes na nossa
instituição e nos arredores da comunidade escolar;
·
Assistir a vídeos em que sejam apresentados a
importância dos cuidados para com as plantas;
·
Contar histórias em que apareçam o processo
de desenvolvimento das plantas;
·
Trabalhar músicas que abordem o tema;
·
Vivenciar situações concretas de cuidado e
preservação das plantas;
·
Realizar atividades escritas ou orais em que
o tema plantas, esteja presente;
·
Participar de brincadeiras ou situações
propostas em que demonstre o cuidado e a mudança de postura, relativa ao
cuidados com as plantas;
·
Conhecer diversas espécies de plantas, bem
como, as suas funções, as partes e utilidades;
·
Visitar a Feira Livre para conhecer plantas,
chás, frutas, etc.;
·
Produzir placas de incentivo aos cuidados e
preservação das plantas sob a mediação do professor;
·
Plantar uma horta ou plantas buscando regar e
acompanhar o processo de germinação das plantas;
·
Produzir maquetes em que estejam presentes as
plantas mais comuns da nossa região.
DIRETRIZES
DE APRENDIZAGEM: O Conviver, brincar, participar, explorar,
expressar e conhecer-se.
CAMPOS
DE EXPERIÊNCIAS: O Eu, o outro o nós; Corpo, gestos e
movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação
e Espaços. Tempos, quantidades, relações e transformações.
CONTEÚDOS:
·
Linguagem Oral e Escrita (Gêneros textuais);
·
Matemática (Tempo, números, quantidades,
sequência, etc.)
·
Arte (Cores, formas, texturas, recortes,
mosaicos, etc.)
·
As plantas, suas partes, e funções, etc.
ESTRATÉGIAS:
Conversas informais com levantamento de hipóteses, pesquisas, realização de
listagem de palavras com nomes de plantas, aula- passeio pela creche e na Feira
Livre, exibição de vídeos, contação de histórias, utilização de músicas,
textos, poemas, poesias, produção de textos coletivos, tendo o professor como
escriba, chamadinhas, cartazes, painéis, atividades diversas tais quais:
recorte e colagem, arte em mosaico, pinturas, confecção de maquetes, plantações
de horas, etc.
RECURSOS:
Materiais diversos como: Cartolinas, papel ofício, papel madeiras, lápis,
tintas guache, colas, tesouras, revistas, barbantes, pendrives, Datashow,
aparelho de som, etc.
AVALIAÇÃO: A
avaliação dar-se-á, continuamente, por meio da observação, participação e envolvimento
das crianças nas atividades propostas, bem como, por meio da verificação da
mudança de postura de cada um, a partir das intervenções desenvolvidas ao longo
de todo o projeto.
CULMINÂNCIA:
Cultivo de uma horta na própria instituição, onde as crianças, sob a orientação
das professoras irão realizar o plantio, visando introduzir desde já, uma
alimentação saudável.
FONTES: https://www.google.com/search?q=atividades+matematica+plantas+para+a+educação+infantil+4+anos.
RCNEI, 1998; DCNEI, 2009 e BNCC,
2018.
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