CRECHE
MUNICIPAL MARGARIDA CUNHA
PROJETO:
Cinema: Luz, câmera, ação!” Nós somos as estrelas.”
TURMAS CONTEMPLADAS: Níveis II a V
PERÍODO: SETEMBRO a OUTUBRO/2019
TURNOS: Matutino e Vespertino.
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Adriana Martins e Inácia
Vitória dos Santos.
JUSTIFICATIVA:
Conhecer a história e trajetória do cinema é fundamental, pois, se
constitui numa importante ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem,
além disso, possibilita as crianças a experimentação, descobertas, invenção e,
sobretudo, um aprendizado significativo. A linguagem cênica estimula
habilidades, a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia dos pequenos,
contribuindo para a ampliação das linguagens a serem incorporadas no contexto
educativo, podendo funcionar, também, como um suporte a mais, para auxiliar
tanto, professor quanto aluno, na condução de um ensino-aprendizagem, no qual
este, garanta de fato, um papel ativo. Desta forma, pensar cinema é pensar a
Arte em seu sentido mais amplo e diverso, de modo, a desenvolver práticas
pedagógicas que promovam, especialmente, uma participação efetiva dos alunos nas
atividades propostas. Por isso, este projeto em si, já justifica-se, inclusive,
pelo fato de que, atualmente, vivemos numa sociedade majoritariamente
audiovisual, assim com, este, buscaremos formas de viabilizar a aproximação com
esta importante linguagem a partir de atividades, que visam apresentar aspectos
históricos e de produção cinematográfica. O trabalho dará as crianças a
oportunidade de ampliar seu repertório fílmico, desenvolver a imaginação, a
criticidade, e de atuar como espectadores e coprodutores de um pequeno musical,
conforme, a seleção outrora realizada, com base nas experiências e gostos dos
alunos. Portanto, cada nível de ensino irá desenvolver ações pautadas no filme
selecionado, anteriormente, de forma que, todos abordem a temática deste, mas,
necessariamente, se adquira gradativamente, noções de atuação e o protagonismo
infantil tenha o seu lugar garantido.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Conhecido
como a Sétima Arte, “O Cinema” é uma nova maneira de expressarmos nossas ideias,
sensações, opiniões, além disso, é um novo jeito de nos conectarmos com outras
pessoas e com o mundo ao nosso redor. O
mesmo, também, pode ser compreendido a partir de suas dimensões cognitivas
relacionada ao instrumento da cinematografia como sendo um meio eficaz de
comunicação, expressão e arte, e pode ser abordado como objeto de conhecimento,
meio de comunicação, meio de expressão, arte e sentimentos. Matisse estava
certo em dizer que “os meios através dos quais a arte se expressa e o
sentimento pela vida que os estimula são inseparáveis” (GEERTZ, 2002,
p.148). Posto que, os sujeitos envolvidos no processo trazem consigo toda
uma gama de emoções, sentimentos, mas, sobretudo, dar margem a imaginação
criativa e, especialmente, ao faz de conta. Assim, o real se mistura ao
imaginário e a linguagens adquirem variadas conotações e possibilidades de uso,
de modo que, se tornam indissociáveis.
OBJETIVO GERAL:
·
Adentrar no mundo mágico do Cinema e experimentar as diversas
formas e possibilidades de uso das linguagens, atuando como protagonistas,
estrelas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Conhecer a evolução do cinema;
·
Desenvolver a linguagem cinematográfica;
·
Conhecer o cinema mudo e em preto e
branco;
·
Entender os elementos que compõem um
filme;
·
Estimular a concentração e a capacidade
de escuta;
·
Desenvolver a coordenação motora, a
atenção, percepção e criatividade;
·
Ampliar o repertório fílmico e
interessar-se pelo cinema;
·
Oportunizar
as crianças o acesso ao conhecimento da linguagem audiovisual;
·
Apresentar
o Cinema ao público-alvo como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor
de conhecimento;
·
Possibilitar
à criança a inserção e utilização das várias linguagens cênicas, de modo que,
estas se apropriem e as utilizem em contextos diversos;
·
Conceber
o cinema como uma fonte de cultura e entretenimento;
·
Atuar
como protagonistas em um musical relativo ao filme trabalhado pela turma;
·
Confeccionar
brinquedos relativo aos personagens do filme selecionado, por níveis;
·
Assistir
a vídeos que contemplem o tema, a fim de que as crianças compreendam e
contextualizem o musical;
CAMPOS DE
EXPERIENCIAS;
·
Eu,
o outro, o nós;
·
Corpo,
gestos e movimentos;
·
Traços,
sons e formas;
·
Escuta,
fala, pensamento e imaginação;
·
Espaços,
tempos, quantidades, relações e transformações.
CONTEÚDOS:
·
Linguagem
Audiovisual, musical, cênica, etc.
·
Artes
Visuais;
·
Movimentos,
sons, ritmos;
·
Comunicação;
·
Expressões
corporais, faciais, etc.
METODOLOGIA:
Introdução do tema CINEMA, por meio de uma conversa informal, a fim de levantar
hipóteses acerca do que as crianças já sabem ou pensam sobre o assunto a ser
estudado, de modo a direcionar o diálogo com perguntas, tais quais:
Quem já foi ao cinema? Qual filme assistiu? Como é a sala de cinema? Pode fazer
barulho durante a exibição de um filme? Por que? Em seguida, deixar que as
crianças se expressem, oralmente, e anotar suas respostas e impressões acerca do
conteúdo. Subsequentemente, o professor poderá apresentar um vídeo de Charlie Chaplin “The
Lion's Cage”, que
estará disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=79i84xYelZI
e, posteriormente,
promover
questionamentos sobre o filme
assistido, estimulando, inclusive, o reconto oral do mesmo, pelas crianças. Dando sequência, propor que os
alunos desenhem o personagem que mais lhe chamou atenção no filme, em seguida, incentivá-los a realizar a
apresentação e explicação do desenho criado e, após, expor as criações em sala de aula. Proponha, também, a turma a
criação de um folioscópio, mas, explique a turma o que é folioscópio. Depois
poderá tecer comentários sobre o Cinema, conversando com a turma, sobre as
modificações pelas quais o cinema passou até chegar, o que temos hoje. Questione a turma sobre o vídeo apresentado com perguntas
orientadoras:
Você gostou do vídeo?
Entendeu o vídeo sem fala?
Qual a sensação de assistir um filme mudo? E em preto e branco?
Você conhecia o ator Charles Chaplin?
Como eram as roupas dele no vídeo apresentado?
Como
ele se comunicava com o público?
Isso claro, de acordo com o nível da turma, pois,
quanto menores as crianças mais simples as perguntas. Depois que as crianças
compreenderem o contexto, o professor poderá dar continuidade, passando uma
pesquisa para casa sobre os filmes e personagens preferidos da criançada e
retomar em sala, por meio de uma listagem e atividades relacionadas, de forma a
redirecioná-los, indiretamente, ao tema proposto por níveis. A partir, de
então, cada um redirecionará as atividades, conforme, os subtemas propostos,
anteriormente, sendo desenvolvidas tarefas sequenciadas, bem como, os ensaios e
coreografias para o dia espetáculo. O professor poderá lançar mãos de vários
recursos e estratégias diversificadas para pautar o seu trabalho, e fazendo com
que as crianças absorvam e apreendam o máximo de tudo o que será proposto. Por
exemplo, atividades escritas, brincadeiras, exibição, filmes, confecção de
brinquedos com os personagens, construção de painéis, cartazes, etc.
RECURSOS
DIDÁTICOS: Papéis diversos, pilotos, tintas, materiais impressos variados,
pendrives, Datashow, aparelho de som, microfone, tecidos, colas, revistas, etc.
AVALIAÇÃO:
Será contínua, observando a participação e o envolvimento de todos nas
atividades desenvolvidas ao longo do processo, reavaliando sempre e revendo o
que pode ser melhorado ou aperfeiçoado, bem como, também servirá como
instrumento de constante reflexão.
CULMINÂNCIA:
Dar-se-á por meio da realização do próprio espetáculo, em 10/10/2019 no
Geraldão.
FONTE:
BERNARDET,
Jean-Claude. O que é Cinema. São Paulo: Editora Brasiliense, 1980.
BRASIL
/ Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/ SEF,
1998.
BRASIL.
Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília:
1996.
GEERTZ, Clifford.
O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Tradução de Vera
Mello Joscelyne – Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
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